Agende uma Consulta!

41. 3532 7132

home periodontia e implantodontia DENTE DO SISO



DENTE DO SISO

foto-odontopediatria

Os terceiros molares também conhecidos como “dentes do siso”, “dente do juízo”, normalmente erupcionam (nascem) entre os 17 e 25 anos de idade, época em que se completa a maioridade, ou seja, são os últimos dentes que aparecerem na boca. Caso isso não ocorra, devemos investigar suas causas: se ele esta presente na boca ou não. Se eles estão presentes e não nasceram, esses dentes passam a ter a denominação de dente retido ou incluso, que é aquele que não consegue nascer dentro do tempo esperado.

Normalmente temos quatro dentes dos sisos, sendo dois superiores e dois inferiores, direito e esquerdo, mas pode acontecer de pacientes com 3, 2, 1 ou até nenhum siso.

Existem varias causas para os sisos não nascerem: posição que ele se encontra, redução do tamanho dos arcos dentários, doenças sistêmicas, extração precoce dos dentes de leite, entre outras.

Quando o terceiro molar (siso) fica totalmente incluso (dentro do osso), pode produzir reabsorção do dente vizinho, transtornos dolorosos e até degenerações (lesões císticas).

Já terceiro molar parcialmente erupcionado pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos, irritação local, dor, edema e até mesmo o aparecimento da cárie dental (foto), pois a higienização se torna difícil nessa região.

A extração dos sisos é indicada em algumas situações: quando ele está mal posicionado, não há espaço suficiente na arcada, quadros de dor, quando a erupção não se completa, cárie dentária, doença periodontal, pericoronarite (inflamação que ocorre no tecido que recobre a coroa do dente, devido ao acúmulo de alimentos e bactéria), e indicação ortodontica.


Entre em contato:

enviar